PF apreende mais de três toneladas de pirarucu no Porto de Manaus

Manaus – A Polícia Federal (PF) apreendeu mais de três toneladas de pirarucu e 2 quilo de maconha, durante uma fiscalização de rotina no Porto de Manaus, Centro da capital, no último domingo (3). Quatro pessoas foram acabaram presas pelos policiais federais.

De acordo com informações da assessoria de imprensa da PF, três dos envolvidos foram liberados após pagar fiança que varia entre um e três salários mínimos. O quarto suspeito foi preso sem fiança e levado à unidade prisional nesta segunda-feira (4).

Os investigados poderão responder por tráfico de drogas e crimes ambientais. A Polícia Federal instaurou inquérito policial para averiguar os fatos e os possíveis crimes praticados. Os peixes apreendidos foram doados pela PF ao programa Mesa Brasil, uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício de comida.

Entenda o crime ambiental

De 15 de novembro 2020 até 15 de março deste ano, a pesca de algumas espécies de peixe fica proibida. Isso porque é período de defeso nos rios amazônicos, com o fim de auxiliar na reprodução e manutenção dessas espécies aquáticas. No caso do pirarucu, a pesca não pode ser realizada o ano todo, como forma de proteção ambiental por sua ameaça de extinção. Contudo, sua prática é autorizada pelo Ibama em determinadas áreas, como locais de manejo com considerável quantidade de pirarucu em relação ao número de indivíduos adultos naquela região.

***Com informações de assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Monitoramento da violência: Redução de mortes violentas no Amazonas superou a média nacional em 2023

POLÍCIA – Os dados divulgados pelo Monitor da Violência (G1), nesta terça-feira (12/03), mostram que a redução das mortes violentas registrada no Amazonas foi maior que a média nacional, em 2023. Conforme o levantamento, os assassinatos caíram no Brasil 4%, enquanto no Estado, a diminuição chegou a 6%. Os dados ressaltam, ainda, que as Forças […]

Powered by Mixplano Digital  © 2020 Impacto Amazonas