Gestores da Susam e UEA reúnem-se para reforçar ações integradas visando o fortalecimento da saúde

Manaus – Gestores da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) reuniram-se, nesta segunda-feira (24/8), para o alinhamento de metas visando o fortalecimento das ações integradas com o objetivo de fortalecer a saúde em todo o estado, aliando ensino, pesquisa e a prática acadêmica. O encontro ocorreu na sede da Escola Superior de Saúde da UEA, na avenida Castelo Branco, bairro Cachoeirinha.

De acordo com o secretário interino de Saúde, Marcellus Campêlo, a parceria com a UEA tem um potencial muito grande de cooperação. Segundo ele, essa parceria vai se refletir em serviços à população, por meio de estudantes, residentes, médicos e demais profissionais envolvidos na prestação de serviços, nesse novo momento da saúde, no Amazonas.

“A rede de saúde tem muito a ganhar com a parceria da UEA porque teremos residentes nas unidades de saúde, projetos de inovação tecnológica apoiados pelo Una-Sus (Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde), estudos que acabaram de ser apresentados como defesas acadêmicas e que já poderão ser colocados em prática, como por exemplo, o monitoramento das mulheres com possibilidade de desenvolver o câncer de colo de útero. Há outras ações que estão sendo desenhadas como a UEA, por exemplo, assumir a gestão acadêmica do Hospital Universitário Francisca Mendes, que é a Fundação do Coração do Estado do Amazonas”, disse o secretário.

O encontro faz parte de uma série de ações para a reestruturação da saúde do Estado, que contempla a reorganização da rede e ampliação dos serviços oferecidos, modernização da gestão administrativa, fortalecimento da estrutura de controle da secretaria e redução do número de pessoas em espera por atendimentos ambulatoriais, cirurgias eletivas, exames e consultas com especialistas.

O reitor da UEA, Cleinaldo Costa, afirma que esse é um momento histórico e que a Universidade está pronta para colaborador nesse cenário, fortalecendo o ensino e a assistência na capital e no interior, e melhorando a qualidade de vida e de saúde da população.

“Em um primeiro momento, [a parceria] beneficia a própria população por conta de um ensino e de uma assistência de melhor qualidade, ao mesmo tempo que também favorece o aparelho formador à medida em que qualifica melhor as nossas alunas e alunos, as nossas residentes e os nossos residentes. É um momento muito importante e a gente agradece o apoio do secretário Marcellus Campêlo por iniciar essa parceria junto conosco”, acrescentou o reitor.

Reformulação da secretaria – O plano de reestruturação da Secretaria de Estado de Saúde prevê, entre outras medidas, a modernização da rede, tornando as ações administrativas mais efetivas, melhorando as estruturas físicas e de equipamentos e promovendo a valorização do quadro de pessoal.

***Com informação de assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Após vivenciarem os bastidores da Seleção Brasileira, alunos da Estácio embarcam para os Estados Unidos para experiência ao lado da CBF 

Depois de acompanharem os treinos da Seleção Brasileira na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), e participarem do amistoso no Maracanã, os estudantes da Estácio selecionados para uma experiência inédita ao lado da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) embarcaram para os Estados Unidos, onde irão atuar na cobertura do maior evento de futebol do mundo.  Os […]

AWS premia instituições de ensino superior

A Amazon Web Services (AWS) reconheceu três instituições de ensino superior durante o AWS Tech Alliance Symposium 2026, realizado em abril, em São Paulo. Os prêmios destacam o impacto de iniciativas voltadas para ampliar o acesso de estudantes à formação prática em tecnologias como Cloud Computing e Inteligência Artificial. Inovação descentralizada: categria think big  O destaque foi para o Hackathon realizado em 2025 por duas […]