Supremo condena deputados do PL por corrupção passiva

POLÍTICA – A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta terça-feira (17) dois deputados federais e um suplente do PL pelo crime de corrupção passiva.

Por 4 votos a 0, o colegiado formou placar unânime para aceitar a acusação da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra os deputados Josimar Maranhãozinho (PL-MA), Pastor Gil (PL-MA), além do suplente Bosco Costa (PL-SE), por cobrança de propina para a liberação de emendas parlamentares.

Conforme a acusação, entre janeiro e agosto de 2020, os deputados solicitaram vantagem indevida de R$ 1,6 milhão para liberação de R$ 6,6 milhões em emendas para o município de São José de Ribamar (MA).

O voto do relator, ministro Cristiano Zanin, prevaleceu no julgamento. Zanin disse que há provas robustas de que os acusados cometeram crime de corrupção passiva ao solicitarem o pagamento de propina ao então prefeito do município José Eudes, que denunciou o caso.

O entendimento foi seguido pelos ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia e Flávio Dino.

O colegiado também decidiu absolver os réus da acusação de organização criminosa.

A sessão de julgamento prossegue para a definição das penas dos condenados.

***Com informações da Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Prefeito Renato Junior nomeia Carmem Santos para o comando da PGM e fortalece liderança feminina na administração

MANAUS – O prefeito de Manaus, Renato Junior, anunciou, nesta quinta-feira, 11/6, a nomeação de Carmem Rosa Soeiro Abreu dos Santos para o cargo de Procuradora-Geral do Município e de Taynah Litaiff Isper Abrahim Carpinteiro Péres para o cargo de subprocuradora-Geral. Pela primeira vez, as duas principais posições da Procuradoria-Geral do Município de Manaus (PGM) são ocupadas simultaneamente […]