Evento ‘Bois no Mirante’ da prefeitura leva temporada de ensaios ao mirante Lúcia Almeida em Manaus

MANAUS – A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult), realiza o evento “Bois no Mirante”, que inicia nesta sexta-feira, 8/5, no mirante Lúcia Almeida, localizado no centro histórico da capital. A programação gratuita terá apresentações dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido e marca o período que antecede o Festival Folclórico de Parintins, um dos maiores eventos culturais do país.

A iniciativa transforma o espaço em um ponto de encontro para moradores e turistas, com o objetivo de valorizar as tradições amazônicas e ampliar o acesso da população às manifestações culturais. A expectativa é de grande participação do público ao longo da programação, especialmente nos fins de semana, quando o fluxo de visitantes no mirante costuma ser mais intenso.

O evento integra a agenda cultural da cidade e reforça o papel dos espaços públicos como ambientes de convivência, lazer e difusão artística. Além das apresentações, o público poderá acompanhar de perto elementos que fazem parte do universo dos bois-bumbás, como músicas, coreografias e performances características do espetáculo apresentado em Parintins.

O diretor-presidente da ManausCult, Márcio Braz, destacou a relevância da iniciativa para o fortalecimento da cultura local. “Trazer os bois para um espaço como o mirante é uma forma de aproximar ainda mais a população dessa manifestação tão representativa. A proposta é criar um ambiente onde as pessoas possam vivenciar essa experiência, valorizando os artistas e incentivando a cultura como parte do dia a dia da cidade”, afirmou.

Experiência cultural

Uma das propostas do “Bois no Mirante” é proporcionar ao público uma vivência mais próxima da preparação dos bois-bumbás. Durante a programação, será possível acompanhar ensaios e apresentações que evidenciam a energia e a identidade das agremiações, criando uma conexão direta entre os artistas e o público.

A iniciativa também contribui para dar visibilidade aos profissionais que fazem parte dessa cadeia cultural, envolvendo músicos, dançarinos, produtores e diversos trabalhadores que atuam nos bastidores dos espetáculos.

Movimentação e turismo

Além do aspecto cultural, o evento deve impulsionar a circulação de pessoas na região central da cidade, beneficiando o comércio local e estimulando o turismo. A escolha do mirante Lúcia Almeida como palco reforça a estratégia de utilização de pontos turísticos para a realização de atividades culturais, promovendo a integração entre visitantes e a identidade amazônica.

Com uma programação voltada à valorização dos bois-bumbás, o “Bois no Mirante” consolida-se como uma das ações que antecedem o Festival de Parintins, em Manaus, fortalecendo a presença dessa tradição também na capital e ampliando o acesso da população a uma das maiores expressões culturais do Brasil.


Programação

Os ensaios da Batucada e Marujada acontecem no mirante Lúcia Almeida nas seguintes datas: o boi Caprichoso, nos dias 8, 15 e 29/5; e o boi Garantido, nos dias 22/5 e 7 e 11/6.

***Com informações de assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Pesquisa do Procon Manaus aponta aumento de até 3,36% no gás de cozinha de 13 quilos e redução de 1,25% na botija de 8 quilos em junho

MANAUS – A Prefeitura de Manaus, por meio do Serviço de Atendimento e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus), divulgou, nesta quarta-feira, 17/6, o resultado da Pesquisa Mensal de Preços do Gás de Cozinha referente ao mês de junho. O levantamento identificou aumento de até 3,36% nos menores preços praticados para a botija de 13 quilos […]

Prefeitura de Manaus leva ações do ‘Junho Violeta’ às Ruas da Copa e reforça combate à violência contra a pessoa idosa

MANAUS – A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT), realizou, nesta quarta-feira, 17/6, mais uma mobilização da campanha “Junho Violeta”, mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a pessoa idosa. A ação aconteceu nas chamadas Ruas da Copa, na rua Professora Isaura Barroncas (antiga […]