Açaí de Envira: Análise descarta presença de parasita causador de doença de Chagas

ENVIRA – A preocupação com a confirmação de casos de doença de Chagas em Ipixuna, município localizado na calha do Rio Juruá, fez a prefeitura de Envira realizar entre os meses de março e neste mês de abril, análises em 23 fábricas de açaí do município, com o objetivo de identificar a presença do parasita Trypanosoma cruzi, causador da doença de Chagas.

As amostras coletadas e analisadas pela pelo chefe da Vigilância Sanitária de Envira não encontrou a presença do parasita, aprovando o consumo do açaí pelos moradores do município.

O prefeito de Envira, Ruan Mattos, e o Secretário de Saúde do município, Rômulo Mattos, demonstraram ainda mais preocupação com a análise, após a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), confirmar que cinco casos da doença de Chagas, em pessoas que ingeriram açaí contaminado.

O prefeito Ruan destacou ainda, a qualidade do açaí de Envira, que é enviado para Manaus, e até para o Estado do Acre, sendo uma fonte de renda para os envirenses que vendem o suco no município.

As amostras e análises do açaí de Envira, foram coordenadas pelo chefe da Vigilância Sanitária em Envira, Mário Pedron, em parceria com o biomédico da Secretaria de Saúde, Raimundo Nonato Morais da Silva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Em Parintins, Governo do Amazonas impulsiona setor primário beneficiando 530 produtores rurais

AMAZONAS – Para impulsionar o setor primário de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), o Governo do Amazonas realizou na sexta-feira (22/03), a entrega de 1,8 mil mudas de café e citros; aproximadamente, cinco toneladas de alimentos adquiridos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA); 100 kits do atualiza pescador; 107 cartões do produtor rural […]

Powered by Mixplano Digital  © 2020 Impacto Amazonas