Primeira reunião da Mesa de Negociação do SUS discute melhorias para os trabalhadores da Semsa

MANAUS – A primeira reunião ordinária anual da Mesa Municipal de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde (MMNP/SUS), realizada na tarde desta terça-feira (9), no auditório Deodato de Miranda Leão, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), discutiu melhorias para os trabalhadores da saúde da Prefeitura de Manaus. A Mesa é vinculada ao Conselho Municipal de Saúde (CMS) e funciona como um fórum permanente de negociação entre empregadores e trabalhadores do SUS.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, participou da reunião e reafirmou o compromisso do prefeito David Almeida, juntamente com ela e demais gestores do órgão, de trabalhar para assegurar direitos e garantias dos servidores da Semsa.

“Eu sou trabalhadora da saúde, trabalhei na ponta e até como forma de reconhecer o empenho desses servidores, que não pararam de trabalhar em nenhum momento, muito pelo contrário se desdobram, vou fazer o que estiver ao meu alcance para melhorar suas vidas e condições de cunho profissional”, afirmou.

Na pauta de reunião apresentada pela coordenadora da Mesa, Marilene Vilhena, estavam pontos como a reposição da data-base, progressões e promoção dos servidores.

Shádia Fraxe contextualizou o cenário da segunda onda de infecção pelo novo coronavírus em Manaus, que trouxe a necessidade de tomada de decisões técnicas e econômicas urgentes. Ela informou que a equipe da secretaria está verificando todas as situações, considerando os cuidados e critérios necessários no que diz respeito à saúde financeira do órgão, levando em conta que existe uma situação emergencial, que afeta diretamente o orçamento da saúde municipal.

“Desde o primeiro dia em que eu estou como gestora da Saúde municipal, assumi o compromisso público de trabalhar pela melhoria das condições de trabalho dos servidores e reafirmo esse compromisso com os membros da mesa de negociação”, disse Shádia.

Conselho Municipal de Saúde

Durante a manhã, a secretária esteve reunida com a mesa Diretora do CMS para tratar da retomada dos trabalhos da instituição e aprovar os instrumentos de planejamento e programação anual de saúde.

Shádia atendeu ao pedido dos membros da mesa e irá apresentar alternativas que viabilizem a realização das reuniões ordinárias, que no momento estão suspensas, devido à pandemia. A primeira reunião ordinária do CMS deverá ser realizada na última quarta-feira do mês de fevereiro.

***Com informações de assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Em Manacapuru, Defensoria Pública realiza atendimentos jurídicos gratuitos até sexta-feira (26)

Ação ocorre das 8h às 17h, na unidade do SESC, localizada na rua Waldemar Ventura, nº 450, bairro Aparecida A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realiza, até sexta-feira (26/06), atendimentos jurídicos gratuitos voltados à população no município de Manacapuru, região Metropolitana de Manaus. A ação acontece por meio do projeto Defensoria Itinerante, das […]

Sine Manaus oferta 615 vagas de emprego nesta quarta–feira, 24/6

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 615 vagas de emprego em várias áreas de atuação, nesta quarta-feira, 24/6, das 8h às 14h. O candidato pode validar a Carteira Digital e Previdência Social (CTPS) no aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” ou acessar o site http://gov.br/trabalho. Para participar da pré–seleção e concorrer a uma das vagas […]