Em Envira, secretaria municipal de saúde inicia ações de combate a dengue

ENVIRA – O serviço de borrifação, conhecido como “fumacê”, foi intensificado no município de Envira, com o objetivo de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A informação é do secretário municipal de saúde de Envira, Rômulo Mattos, que lançou campanha de combate à doença.


De acordo com Barbosa, nos últimos dias, o município registrou, pelo menos, seis casos da doença. Uma das ações da secretaria de saúde junto com a equipe de vigilância em saúde, é o bloqueio dos criadouros do mosquito.


O secretário destacou que uma das preocupações é porque a dengue é uma doença grave, que se não for tratada pode levar a pessoa à morte, e reforçou a importância de prevenir a doença.

Sintomas – Febre alta, dor de cabeça, dor nos olhos, estão entre os principais sintomas da dengue. Qualquer morador de Envira que sentir esses sintomas pode procurar uma unidade de saúde.

Prevenção – Como prevenção às doenças transmitidas pelo mosquito, basta investigar os locais com água parada. O ideal é que seja realizada essa varredura uma vez por semana, levando apenas 10 minutos.

Portanto, recomenda-se tampar tonéis e caixas d’água; manter calhas sempre limpas; deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo; manter lixeiras bem tampadas; deixar ralos limpos e com aplicação de tela; realizar limpeza semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia; limpar com escova ou bucha os potes de água para animais; e retirar água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Galpões dos bois de Parintins geram empregos e renda na ilha

Os bois Caprichoso e Garantido, juntos, geram aproximadamente 5 mil empregos diretos Além da importância cultural, o Festival de Parintins também é um motor que impulsiona o crescimento de emprego e renda na Ilha Tupinambarana. Este ano, por meio de trabalhos coordenados pelo Governo do Amazonas, o espetáculo deve gerar 2,4 mil empregos diretos e […]

Powered by Mixplano Digital  © 2020 Impacto Amazonas