Em Envira, secretaria municipal de saúde inicia ações de combate a dengue

ENVIRA – O serviço de borrifação, conhecido como “fumacê”, foi intensificado no município de Envira, com o objetivo de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A informação é do secretário municipal de saúde de Envira, Rômulo Mattos, que lançou campanha de combate à doença.


De acordo com Barbosa, nos últimos dias, o município registrou, pelo menos, seis casos da doença. Uma das ações da secretaria de saúde junto com a equipe de vigilância em saúde, é o bloqueio dos criadouros do mosquito.


O secretário destacou que uma das preocupações é porque a dengue é uma doença grave, que se não for tratada pode levar a pessoa à morte, e reforçou a importância de prevenir a doença.

Sintomas – Febre alta, dor de cabeça, dor nos olhos, estão entre os principais sintomas da dengue. Qualquer morador de Envira que sentir esses sintomas pode procurar uma unidade de saúde.

Prevenção – Como prevenção às doenças transmitidas pelo mosquito, basta investigar os locais com água parada. O ideal é que seja realizada essa varredura uma vez por semana, levando apenas 10 minutos.

Portanto, recomenda-se tampar tonéis e caixas d’água; manter calhas sempre limpas; deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo; manter lixeiras bem tampadas; deixar ralos limpos e com aplicação de tela; realizar limpeza semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia; limpar com escova ou bucha os potes de água para animais; e retirar água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Após vivenciarem os bastidores da Seleção Brasileira, alunos da Estácio embarcam para os Estados Unidos para experiência ao lado da CBF 

Depois de acompanharem os treinos da Seleção Brasileira na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), e participarem do amistoso no Maracanã, os estudantes da Estácio selecionados para uma experiência inédita ao lado da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) embarcaram para os Estados Unidos, onde irão atuar na cobertura do maior evento de futebol do mundo.  Os […]

AWS premia instituições de ensino superior

A Amazon Web Services (AWS) reconheceu três instituições de ensino superior durante o AWS Tech Alliance Symposium 2026, realizado em abril, em São Paulo. Os prêmios destacam o impacto de iniciativas voltadas para ampliar o acesso de estudantes à formação prática em tecnologias como Cloud Computing e Inteligência Artificial. Inovação descentralizada: categria think big  O destaque foi para o Hackathon realizado em 2025 por duas […]