Especialista dá dicas de como aproveitar oportunidades para gerar renda extra no Carnaval


O Carnaval já se consolidou como uma das datas festivas que mais movimentam a economia no Brasil. O período envolve grande circulação de pessoas pelo país, alavancando setores como turismo, comércio, alimentação e serviços. O especialista em Gestão, Júlio Alvarenga, destaca que a data é importante para empreendedores criativos e que sabem enxergar boas oportunidades em meio à folia.

“É uma data que abre portas para quem quer empreender e novas portas para quem já empreende, além de ser um período que gera renda e cria empregos. É uma grande oportunidade de negócios”, diz o especialista.

Alvarenga explica que a visão do empreendedor deve ser a de suprir as necessidades dos foliões e usar a criatividade para alcançar esse objetivo. “Enquanto as pessoas estão se divertindo, quem é empreendedor está se planejando e atuando para atender as necessidades de quem está curtindo a festa, seja durante uma viagem ou nos blocos de carnaval”.

Ele cita como exemplo o setor de alimentação, e sugere algumas dicas para alavancar os negócios.

“Para quem já tem um negócio na área de alimentação, pode pensar, por exemplo, em criar um cardápio especial para a data, algo diferenciado e fugindo de itens complexos: investir em alimentação mais nutritiva e mais leve pode ser uma boa opção para os foliões. Se o estabelecimento fica próximo a locais onde acontecem festas ou é trajeto para se chegar a essas festas, uma boa dica é inserir no seu cardápio uma opção de alimento fácil de comer e que possibilite o folião carregar durante o caminho, como um churrasquinho, por exemplo. E ainda pode complementar vendendo água, isotônico e bebidas diversas, snacks, sanduíche natural, biscoitos, geladinho, sempre pensando que nesta época normalmente faz muito calor, então é bom investir na refrigeração das bebidas, pois pode ser um diferencial na hora de um cliente escolher um negócio”, diz o profissional, acrescentando que é importante também seguir as regras de segurança alimentar.

Outro setor também alavancado pelo Carnaval é o da beleza. Júlio destaca que, neste caso, uma boa estratégia é investir em divulgação antecipada em redes sociais, mostrando imagens ao oferecer os serviços, e acrescenta: a criatividade é a grande chave.

“Divulgue imagens do seu trabalho, fotos dos penteados e das maquiagens coloridas e com brilho chamam a atenção dos clientes, cite seu diferencial, ofereça para venda adereços para complementar seu serviço. Essa dica vale para quem já tem um estabelecimento de beleza ou para quem atua como profissional autônomo. Explore possibilidades para ganhar dinheiro”, sugere o professor da Estácio.

Outra dica para estabelecimentos próximos a áreas de aglomeração de pessoas é a carga de bateria no celular.

“O folião está curtindo a festa e de repente a bateria do celular acaba. Ele não quer perder a oportunidade de registrar os momentos de festa com os amigos, então pode existir a necessidade de se carregar o celular. Nesse momento entra a oportunidade de um empreendedor cobrar pelo serviço de power banks (carregador portátil), por exemplo”.

Para quem atua no ramo de costura e vestimenta, a dica do profissional é a customização de roupas e abadás, que pode ser oferecido nos locais das festas de Carnaval.

*Dica de ouro*

O especialista em Gestão reforça que a dica de outro para os empreendedores no Carnaval é: aceite qualquer tipo de forma de pagamento. “Hoje em dia não se pode perder cliente por este motivo, portanto, tenha maquininha de cartão de crédito e débito, e aceite pix e dinheiro, para não perder uma venda”.

Outra importante dica é investir na divulgação: identidade visual é importante, e, para negócios que atuarão dentro das festas, letreiro com descrição do serviço ou produto é indispensável.  

Por fim, Júlio Alvarenga enfatiza a importância do credenciamento junto aos órgãos competentes para que o empreendedor possa trabalhar com tranquilidade.

“Faça apenas vendas legalizadas e procure a prefeitura da sua cidade para se informar e não ter problemas. O credenciamento legal dá segurança ao empreendedor e aos clientes”, finaliza o professor da Estácio.

Com informações da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Sine Manaus oferta 562 vagas de emprego nesta sexta–feira, 13/2

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 562 vagas de emprego em várias áreas de atuação, nesta sexta–feira, 13/2, das 8h às 14h. O candidato pode validar a Carteira Digital e Previdência Social (CTPS) no aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” ou acessar o site http://gov.br/trabalho. Para participar da pré–seleção e concorrer a uma das vagas disponíveis, ou […]