Saúde mantém funcionamento de unidades de urgência e emergência durante o ponto facultativo

Prontos-socorros, maternidades, SPAs e UPAs seguem atendendo a população

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informa que as unidades de urgência e emergência da rede estadual funcionarão normalmente, em regime de plantão 24 horas, durante o ponto facultativo desta sexta-feira (27/06) e do fim de semana, conforme decreto do Governo do Estado em razão do 58º Festival de Parintins. 

As unidades porta-aberta, como os Hospitais e Prontos-Socorros 28 de Agosto, João Lúcio, e Platão Araújo, além das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), seguirão com o atendimento ininterrupto à população. As maternidades estaduais também manterão o funcionamento integral, prestando assistência às gestantes e recém-nascidos, sem interrupção nos serviços.

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) e a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) manterão o atendimento normalmente, tanto na área ambulatorial quanto nos demais serviços ofertados. 

Já as demais fundações vinculadas à SES-AM operarão apenas com os serviços essenciais de urgência e emergência, retornando com os atendimentos ambulatoriais na segunda-feira (30/06).

As policlínicas da capital, assim como os Centros de Atenção Integral à Criança (CAIC) e à Melhor Idade (CAIMI), não terão atendimentos ambulatoriais durante o ponto facultativo, retomando os serviços regulares na segunda-feira. Casos urgentes e de maior complexidade seguem sendo direcionados para as unidades de pronto atendimento.

No interior, todos os 61 municípios possuem unidades hospitalares com atendimento de urgência e emergência, diariamente, com equipes em regime de plantão 24 horas para garantir a assistência à população. Os atendimentos ambulatoriais nas unidades do interior serão retomados na segunda-feira.

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, reforça que a rede estadual está preparada para manter a assistência mesmo durante o ponto facultativo. “A garantia do acesso aos serviços de urgência e emergência é uma prioridade. Por isso, mantemos nossas equipes mobilizadas para que nenhum cidadão fique sem atendimento em situações críticas de saúde”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Polícia Federal prende passageiro por Importunação sexual durante voo

A Polícia Federal prendeu um homem pelo crime de importunação sexual contra uma passageira durante um voo que saiu de Brasília/DF para Manaus/AM, na última quinta- feira (16/10). Na ocasião, o suspeito foi identificado e colaborou com os procedimentos policiais, negando qualquer irregularidade. Informou ser comerciante e não possuir antecedentes criminais relevantes. A vítima relatou ter […]