Programa Jovem Senador edição 2025 está com inscrições abertas

POLÍTICA – O Programa Jovem Senador 2025, do Senado Federal, está com inscrições abertas. A iniciativa é destinada a estudantes do Ensino Médio, de escolas públicas de todo o país, onde a inscrição para o programa é feita por meio de um concurso de redação. Os candidatos interessados poderão se inscrever até o dia 30 de abril.

O Programa Jovem Senador tem o objetivo de incentivar a reflexão dos estudantes sobre política, democracia e cidadania, além de proporcionar o conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo brasileiro. Com o tema “Emergência Climática: Pense no futuro, aja no presente”, a redação é do tipo dissertativa–argumentativa, a mesma usada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A coordenadora estadual do projeto na Secretaria de Educação, Bruna Araújo, destacou que o Jovem Senador é uma ação ímpar e uma oportunidade para que os estudantes possam vivenciar de perto como funciona o Senado Federal.

“Convidamos a todos os estudantes, do Ensino Médio em especial, a participarem desta edição. O programa oferece a oportunidade para os jovens se aproximarem do processo legislativo”, explicou a coordenadora.

O programa seleciona 27 alunos, um de cada unidade da Federação, para participarem da Semana de Vivência Legislativa, que, este ano, será realizada de 18 a 22 de agosto. Para concorrer à vaga, os alunos passam por duas etapas de seleção, uma estadual e uma do Senado, que este ano acontecerão nos dias 30 de maio e 13 de junho, respectivamente.

Jovem Senador 2025

Para participar, o candidato deve estar matriculado e frequentar escolas públicas da rede estadual de ensino; ter, no máximo, 19 anos completados até 31 de dezembro de 2025; e ter disponibilidade para participar da Semana de Vivência Legislativa.

O estudante deve realizar o envio da redação selecionada pela escola para a Secretaria de Educação, até o dia 30 de abril para confirmar sua inscrição. A redação deve ser escrita ou transcrita na folha de redação oficial do concurso, disponível no site: senado.leg.br/jovemsenador. Todas as informações sobre o programa como regulamento, inscrição, entre outros, também se encontram no site.

As três melhores redações da etapa estadual/distrital, sem classificação, acompanhadas da ficha de inscrição dos finalistas, serão enviadas ao Senado Federal. A melhor redação, escolhida pela Comissão Julgadora, garantirá a participação do aluno na Semana de Vivência Legislativa juntamente de seu professor orientador.

***Com informações de assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

COP30: Defensoria Pública e Sema assinam protocolo para implementar Cinturão Verde em Manaus

Acordo pode acelerar políticas públicas para garantir segurança fundiária na área rural da capital e conter a expansão urbana desordenada Durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) firmaram, nesta quinta-feira (13), um Protocolo […]

Profissionais da prefeitura orientam usuários para prevenção e controle do diabetes em ação de saúde

Profissionais da Prefeitura de Manaus promoveram, na manhã desta sexta-feira, 14/11, uma ação educativa na Unidade de Saúde da Família (USF) Silvio Santos, na zona Oeste, ofertando orientações aos usuários sobre cuidados para a prevenção e o controle do diabetes. A atividade integra a agenda da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) referente ao “Dia Mundial do Diabetes”, […]