Em Tabatinga, DPE-AM renova parceria para realização de projeto que promove a retificação de nome e gênero no registro civil de pessoas trans
Parceria com o coletivo Super Drag Transfronteira iniciada em 2021, o ‘Viva Melhor com sua Identidade de Gênero #Meu nome’ garantiu a retificação no registro de 12 pessoas na primeira ação deste ano
Na semana em que se comemorou o Dia da Visibilidade Trans, em Tabatinga, a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) oficializou uma parceria com o coletivo Super Drag Transfronteira para realizar mais uma edição do projeto “Viva Melhor com sua Identidade de Gênero #Meu nome”, que promove a retificação de nome e gênero no registro civil.
O defensor Ícaro Avelar reuniu com o coordenador do coletivo Jonysson Santos, que também faz parte do Ecossistema Social LGBTI+ (Aliança Nacional LGBTI+, ABRAFH e Rede Gay Latino) e dá vida a personagem artística e do transformismo Laynna Souza.
Nesta primeira ação da parceria neste ano, 12 pessoas trans e travestis realizaram o sonho de retificar nome e gênero no registro civil.
O projeto “Viva Melhor com sua Identidade de Gênero #Meu nome” existe desde 2021 no município de Tabatinga e atende a região da tríplice fronteira.
Acesso à saúde
No dia 29 de janeiro, data em que é celebrado o Dia da Visibilidade Trans, o defensor público Ícaro Avelar também participou do evento promovido pela Secretaria de Saúde intitulado “Chá da Tarde Trans: Saúde Integral”, cujo tema foi o “Acesso Integral à Saúde e os Desafios das Pessoas Trans na Tríplice Fronteira”.
“Durante o evento, foi possível debater junto à sociedade civil sobre direitos das pessoas trans e como funciona o acesso à saúde das pessoas trans no município de Tabatinga”, observou o defensor.