Governo lança revitalização do sistema de alta tensão de Furnas

BRASIL – O presidente Jair Bolsonaro participou hoje (25) do lançamento da revitalização do sistema de alta tensão de Furnas, associado à usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

A revitalização será financiada pela Itaipu Binacional, que vai investir cerca de R$ 1 bilhão, em cinco anos, para modernizar o sistema de Corrente Contínua de Alta Tensão (HVDC), construído e operado por Furnas, empresa subsidiária da Eletrobras, vinculada ao Ministério de Minas e Energia.

O sistema transmite ao mercado brasileiro a energia produzida pela usina binacional. Em nota, a empresa explicou que a revitalização é considerada estratégica para o Brasil e para o Paraguai, tanto pela garantia de acesso ao mercado brasileiro (para o Paraguai) como pela segurança energética.

“O Paraguai tem direito a 50% da produção de Itaipu, mas com 15% já supre cerca de 90% de seu consumo de energia. O excedente de produção não utilizado pelo país vizinho é comprado pelo Brasil. A energia total de Itaipu abastece em torno de 14% de toda a demanda brasileira”, diz a nota.
Modernização
A modernização contempla a substituição completa dos principais componentes do Bipolo 1, nas subestações de Foz do Iguaçu e Ibiúna, no interior de São Paulo, além dos sistemas de supervisão, proteção e controle dos Bipolos 1 e 2.

“Desde que começou a operar, o sistema HVDC, considerado pioneiro na América Latina, não recebia reforma de grande porte. Por ele passaram 1,18 bilhão de megawatts/hora (MWh) dos mais de 2,7 bilhões MWh produzidos pela Itaipu desde 1984 (43% do total). O sistema se estende por 800 quilômetros, entre Foz do Iguaçu e Ibiúna”, informou a empresa.

Para o presidente Bolsonaro, esse tipo de investimento dá segurança e previsibilidade ao mercado. “Temos que nos antecipar a problemas e ter visão de futuro”, disse.

Durante a cerimônia, Bolsonaro também agradeceu e elogiou o trabalho do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Joaquim Silva e Luna, que vai deixar a empresa para assumir a presidência da Petrobras, a convite do próprio Bolsonaro: “O convite que fizemos ao senhor general Silva e Luna para presidir a Petrobras visa uma nova dinâmica àquela empresa e nesse momento agradeço a ele por ter aceitado esse convite”.

***Com informações da Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Deputado João Luiz destaca na abertura dos trabalhos da Aleam, que 2025 será um ano de muito trabalho pela população do Amazonas

“O ano de 2025 vai ser de trabalho intenso pela população do Amazonas”, afirmou o deputado estadual João Luiz (Republicanos) nesta segunda-feira (3), na solenidade de Posse da Mesa Diretora eleita para o 2º Biênio (2025/2026) da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e a abertura dos trabalhos da 3ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura.

“Vamos capacitar o parintinense para disputar e conquistar as vagas”, diz Mateus Assayag ao anunciar Concurso Público 2025

O prefeito Mateus Assayag anunciou a realização do concurso público para preenchimento de vagas na Prefeitura de Parintins no segundo semestre deste ano. O anúncio foi feito no discurso de posse, no dia 1° de janeiro, no Bumbódromo, e foi confirmado na coletiva que anunciou os novos secretários municipais, no Centro do Idoso Pastor Lessa.

Powered by Mixplano Digital  © 2020 Impacto Amazonas