Saúde reforça ações contra a Covid-19 no interior do Amazonas

AMAZONAS – O Ministério da Saúde, em ação integrada com o governo do Amazonas e prefeituras do estado, está reforçando as ações de enfrentamento à Covid-19 nos municípios do interior.

Uma das primeiras cidades a ter plano de ação definido é Itacoatiara, a 270 quilômetros da capital amazonense, na Região Metropolitana de Manaus. A cidade detém um dos mais graves cenários de contágio e letalidade pela doença fora da capital.

Uma comitiva formada por representantes do governo estadual e do Ministério da Saúde esteve no município nesta quarta-feira (03/02) para traçar um diagnóstico da estrutura física da rede assistencial, recursos humanos, práticas e procedimentos. Eles realizaram reuniões com o prefeito e vereadores da cidade, e fizeram uma visita ao Hospital José Mendes.

Conforme recomendação do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, Itacoatiara também deverá fortalecer o atendimento na atenção básica. O objetivo é fazer uma barreira sanitária para impedir o agravamento do quadro do paciente e a consequente busca pelo atendimento de média e alta complexidade, hoje em situação crítica no Amazonas. Como ação imediata, foi decidida a montagem de uma tenda de triagem para atendimento e testagem de pacientes.

Entre as ações da pasta está a oferta de apoio técnico para ampliação da rede de assistência e para implantação de usinas geradoras de oxigênio. Equipamentos como respiradores e monitores, medicamentos e testagem em massa também fazem parte do planejamento para Itacoatiara, que deverá servir de modelo para os demais municípios.

O assessor especial do Ministério da Saúde Airton Cascavel, que acompanhou a comitiva, ressaltou a soma de esforços para ajudar o interior e disse que a missão é de apoio às ações do município, que tem autonomia de gestão para organizar o sistema de saúde. “O Ministério da Saúde, o governo do Estado e a prefeitura estão unindo forças para melhorar a gestão da saúde”.

***Com informações de assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Doença Falciforme afeta até 100 mil brasileiros e exige diagnóstico precoce

Dia Mundial de Conscientização (19/6) busca dar visibilidade à condição genética Considerada uma das maiores enfermidades hereditárias do Brasil, a doença falciforme atinge entre 60 mil e 100 mil pacientes no país, segundo dados do Ministério da Saúde. Por ser genética de origem africana, é mais comum entre indivíduos pretos e pardos, embora não seja exclusiva. Caracterizado […]

Prefeito Renato Junior nomeia Carmem Santos para o comando da PGM e fortalece liderança feminina na administração

MANAUS – O prefeito de Manaus, Renato Junior, anunciou, nesta quinta-feira, 11/6, a nomeação de Carmem Rosa Soeiro Abreu dos Santos para o cargo de Procuradora-Geral do Município e de Taynah Litaiff Isper Abrahim Carpinteiro Péres para o cargo de subprocuradora-Geral. Pela primeira vez, as duas principais posições da Procuradoria-Geral do Município de Manaus (PGM) são ocupadas simultaneamente […]