Com balanço de avanços e uso de inteligência artificial, David Almeida pactua metas estratégicas para 2026

MANAUS – O prefeito de Manaus, David Almeida, abriu, nesta sexta-feira, 27/2, a Convenção de Metas 2026 do Município, marcando a incorporação de uma ferramenta baseada em inteligência artificial ao sistema de monitoramento da gestão. O encontro, que ocorreu no Novotel Manaus, reuniu secretários e gestores para apresentar o balanço dos principais avanços da administração e formalizar as metas do próximo ciclo.

Logo na abertura, o prefeito destacou que a nova tecnologia passa a integrar o acompanhamento dos indicadores estratégicos da prefeitura. “Agora as metas da prefeitura passam a contar com ferramentas de inteligência artificial. Isso eleva o nível do monitoramento e moderniza a gestão pública municipal”, afirmou.

David reforçou que o modelo implantado desde 2021 é sustentado por planejamento estruturado e reuniões mensais de acompanhamento. “Eu me reúno mensalmente com os secretários. Resultado não acontece por acaso. É meta definida e monitoramento permanente”, ressaltou.

Durante a apresentação, foram destacados avanços consolidados da gestão. O número de vagas em creche passou de cinco mil para 14 mil. No ensino em tempo integral, o total de alunos saiu de seis mil para 22 mil. A cobertura da Atenção Primária avançou de 42 por cento para 92 por cento da população. No saneamento, a cobertura de coleta e tratamento de esgoto evoluiu de 16 por cento para 39 por cento, com meta de 45 por cento até 2026 e 90 por cento até 2033. Na área ambiental, as 14 ecobarreiras reduziram o volume mensal de resíduos retirados do rio Negro, que antes chegava a 700 ou 800 toneladas e no último transbordo ficou em cerca de 350 toneladas.

O prefeito também atualizou o plano de governo eleito em 2024, informando que 40 por cento das metas já foram executadas em 2025, 39 por cento estão em andamento e os 21 por cento restante serão iniciados em 2026, incluindo obras estruturantes, novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), reformas e construções de escolas, lançamento da pedra fundamental do hospital municipal e ampliação da Fundação Doutor Thomas (FDT).

O titular da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Tecnologia da Informação (Semef), Clécio Freire, enfatizou que a receita própria do município passou de 1,13 bilhão para 2,30 bilhões ao longo da gestão. Segundo ele, o crescimento é resultado de reorganização administrativa, valorização do servidor, investimento em tecnologia e combate à sonegação fiscal, fortalecendo a autonomia financeira da prefeitura.

O subsecretário da Semef, Alain Jean, garantiu que a convenção formaliza a pactuação anual das metas e integra a rotina estruturada de monitoramento mantida pelo Executivo municipal. Já o assessor de gestão do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Antônio Costa, pontuou que a definição técnica de metas tem refletido na redução de vítimas fatais e na melhoria do transporte coletivo.

Ao encerrar, David Almeida reafirmou que a cultura de metas está consolidada na administração municipal. “O que garante avanço na gestão pública é planejamento, monitoramento e responsabilidade”, concluiu.

A Convenção de Metas 2026 consolida o modelo de gestão por resultados implantado desde 2021 e inicia um novo ciclo administrativo com metas pactuadas, tecnologia aplicada e foco na eficiência dos serviços públicos em Manaus.

***Com informações de assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Pesquisa do Procon Manaus aponta aumento de até 3,36% no gás de cozinha de 13 quilos e redução de 1,25% na botija de 8 quilos em junho

MANAUS – A Prefeitura de Manaus, por meio do Serviço de Atendimento e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus), divulgou, nesta quarta-feira, 17/6, o resultado da Pesquisa Mensal de Preços do Gás de Cozinha referente ao mês de junho. O levantamento identificou aumento de até 3,36% nos menores preços praticados para a botija de 13 quilos […]

Prefeitura de Manaus leva ações do ‘Junho Violeta’ às Ruas da Copa e reforça combate à violência contra a pessoa idosa

MANAUS – A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT), realizou, nesta quarta-feira, 17/6, mais uma mobilização da campanha “Junho Violeta”, mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a pessoa idosa. A ação aconteceu nas chamadas Ruas da Copa, na rua Professora Isaura Barroncas (antiga […]