Especialista em redação Valesca Oliveira fala sobre a Cartilha do Participante do Enem 2025

Um dos destaques é o uso adequado e autoral do “repertório de bolso”

A nova Cartilha do Participante do Enem 2025, divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), reforça que o uso de “repertório de bolso”, citações decoradas e genéricas, deve ser evitado na redação. O documento destaca a importância de argumentos autorais e bem articulados.

A professora de língua portuguesa, especialista em redação, Valesca Oliveira, explica que o alerta é um recado direto aos alunos:

“O repertório de bolso é uma ótima estratégia, mas precisa fazer sentido para ser usado no texto dissertativo. Decorar frases prontas não garante nota alta. O corretor avalia se o repertório está realmente ligado ao tema e se o aluno demonstra autoria e reflexão”, orienta.

Com a proximidade da prova, a docente tem reforçado em suas aulas a construção de um repertório reflexivo e autoral, baseado em leituras, atualidades e capacidade crítica. Esses detalhes fazem a diferença para quem busca a nota mil.

Com informações da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Atuação da Defensoria Pública do Amazonas é destaque durante seminário na Universidade de Bolonha, na Itália

Trabalhos pioneiros desenvolvidos pela instituição para garantir direitos à população amazonense foram apresentados aos acadêmicos da universidade mais antiga do mundo O Defensor Público Geral do Amazonas, Rafael Vinheiro Barbosa, participou, nesta terça-feira (21), do seminário internacional “Presidencialismo e o Judiciário: o Caso Brasileiro”, realizado pela Universidade de Bolonha, na Itália, a mais antiga do […]